Leituras do ano - 2024

by - dezembro 13, 2024

Eu tinha perdido o habito de ler depois que sai da faculdade, mas como quanto menos você lê mais difícil vai ficando para conseguir se concentrar em leitura depois (talvez seja culpa do TDAH), eu resolvi me esforçar um pouco mais esse ano. Não chega nem perto das listas grandes que fazia no Goodbye, Johanna mas foi melhor do que 2023!

LEITURAS DO ANO




The Sword and The Mind - Yagyu Munenori


Esse livro foi uma recomendação dos meus senseis na época em que fazia kendo, mas só consegui ler agora. Achei extremamente interessante, tanto para aprender sobre o ponto de vista histórico, quanto para pensar sobre a própria vida. Não é um livro longo e tem diversas ilustrações, então facilita bastante para que não tem muito tempo ou atenção kk.  


O Gótico Japonês - Akutagawa, Izumi, Ueda, Murasaki Shikibu


Outro livro que tinha já faz um tempo parado. Comprei no lançamento do Catarse e demorei para conseguir ler. Gostei bastante da seleção de contos, nunca tinha lido kaidan, e tudo o que encontrei na coletânea me deixou bastante interessado (tanto que acabei lendo mais coisa do tema depois). O livro em si é muito agradável de manusear, o que me fez seguir a leitura muito mais rápido. 


Contos de Yokai - Fantasmas do Japão - Lafcadio Hearn


Esse livro calhou de cair na minha mão logo depois de eu ter terminado o Gótico Japonês e algumas historias são até repetidas. A leitura é muito mais simples porque é um livro usado em escolas, mas também permite conhecer outros contos e lendas. Achei bem inspirador para ilustrar e pode ser um bom ponto de partida para quem só quer visitar esse tipo de narrativa. 


The way of integrity - Martha Beck


Sou bem cético com livro de autoajuda, mas acabo lendo bastante porque ocasionalmente contribui para o processo terapêutico. Esse livro foi uma surpresa positiva. Tem umas teorias muito malucas, mas eu gosto da premissa de "integridade" e achei os exercícios propostos muito bons. Também gostei que ele se constrói com base na Divina Comedia de Dante.


Lendas japonesas - Loputyn


Nesse ponto já estava ligeiramente obcecado, mas esse livro também foi uma leitura muito agradável. As historias são ainda mais curtas que nos dois primeiros, mas há uma ilustração grande e muito bonita para cada conto, então acabou valendo a pena por isso. Ultra rápido para ler, mas da para ficar admirando as artes por bastante tempo!


Florigrafia - A linguagem secreta das flores - Jessica Roux


Esse é um livro para consulta, então não da para dizer que li por completo, mas usei bastante do que encontrei nele nas campanhas de D&D. O livro em si é super bonito, tem uma quantidade bem grande de flores e significados, além de ter ilustrações muito legais também. Espero poder usar eventualmente nas minhas próprias ilustrações e historias.


O circo mecânico Tresaulti - Geniveve Valentine


Comprei esse livro na rodoviária numa das viagens para São Paulo e ficou encostado um tempão também. Peguei para ler porque estava revivendo esses livros esquecidos. Gostei bastante do tema, mas achei a leitura um pouco arrastada, então tive que fazer um esforço para terminar. Alguns personagens são interessantes e fazem o livro valer a pena, mas de forma geral não foi uma historia que me prendeu muito.


Feel Good Productivity - Ali Abdaal


Esse livro tem muitos reviews positivos e eu achei que podia ser interessante ler algo que pudesse falar sobre produtividade de uma forma menos toxica, mas eu achei que foi mais do mesmo. Gostei de algumas ideias mais para o final do livro, mas ele é exatamente o que você esperaria de um livro sobre produtividade e não era o que eu estava procurando, queria perspectivas diferentes. 


A casa de muitos caminhos - Diana Wynne Jones


Sou suspeito para falar desse livro porque gosto de tudo que essa mulher escreve, até quando não acho a historia muito boa kk. Esse em particular achei que tem a narrativa lenta, mas como a ambientação é adorável, acabou sendo uma leitura bem tranquila também. Os personagens de O Castelo Animado aparecem nessa historia, o que é um bônus.


Acabou que ainda tenho mais um livro de contos de terror japonês para ler e uma porção de leituras sobre design que ficaram inacabadas, mas achei que o ano foi bem aproveitado. Talvez compartilhe outras listas (de de jogos e filmes), mas como livro a gente demora mais para ler achei que seria mais interessante começar com eles. Como foi o ano para vocês em questão de leitura? Tem algo para recomendar? 

Até o próximo post!

You May Also Like

0 comentários