Pensei em fazer uma serie de postagens com algumas coisas que aprendi sobre desenvolver estilo pessoal ao longos dos anos. Nada disso é ciência, eu vejo como uma forma divertida de organizar as coisas que a gente gosta e ser criativo - e é tudo bastante personalizável!
A primeira coisa que queria compartilhar é bastante popular, serve pra moda, design, ilustração, decoração... para um monte de coisas: o moodboard.
O proposito do moodboard não é separar coisas que você vestiria (ou usaria no seu projeto) diretamente, mas captar a "vibe" da mensagem que quer passar ou como quer se sentir. Está mais relacionado com sensações do que com aplicações práticas. Isso quer dizer que um moodboard pode ter de tudo, em qualquer tipo de mÃdia, inclusive musica. Pode ser feito de forma analógica também, com recortes, colagens, texturas, desenhos, etc.
A plataforma digital mais conhecida é o Pinterest, por isso vou usar essa como exemplo, mas um moodboard pode ser construÃdo em diversos apps de edição de imagem, no Canva ou apps que possuem a opção de grid como o Obsidian ou o Milanote. Uma alternativa ao Pinterest, caso já esteja saturado do site, é usar o Cosmos.