• Home

MATCHA

Pensei em fazer uma serie de postagens com algumas coisas que aprendi sobre desenvolver estilo pessoal ao longos dos anos. Nada disso é ciência, eu vejo como uma forma divertida de organizar as coisas que a gente gosta e ser criativo - e é tudo bastante personalizável! 

A primeira coisa que queria compartilhar é bastante popular, serve pra moda, design, ilustração, decoração... para um monte de coisas: o moodboard. 

O proposito do moodboard não é separar coisas que você vestiria (ou usaria no seu projeto) diretamente, mas captar a "vibe" da mensagem que quer passar ou como quer se sentir. Está mais relacionado com sensações do que com aplicações práticas. Isso quer dizer que um moodboard pode ter de tudo, em qualquer tipo de mídia, inclusive musica. Pode ser feito de forma analógica também, com recortes, colagens, texturas, desenhos, etc.

A plataforma digital mais conhecida é o Pinterest, por isso vou usar essa como exemplo, mas um moodboard pode ser construído em diversos apps de edição de imagem, no Canva ou apps que possuem a opção de grid como o Obsidian ou o Milanote. Uma alternativa ao Pinterest, caso já esteja saturado do site, é usar o Cosmos.


No geral não tem muito segredo: gostou de uma pintura clássica? De um Picrew que fez? De um clipe de musica? De um objeto aleatório que encontrou por ai? Vai registrando no moodboard. Você acaba descobrindo muitas coisas novas no processo também. Com os elementos juntos fica mais fácil de encontrar temas ou características em comum, para que você possa procurar por isso mais tarde quando for mexer no próprio guarda-roupa.

Caso queira, você também pode trabalhar com palavras-chave: o nome de alguma estética que goste, uma paleta de cor, uma década, um titulo, algo que evoque a emoção que quer sentir ou a "vibe" que quer passar quando se veste. Ter palavras-chave pode facilitar a pesquisa por elementos e imagens também. 

Montei um moodboard simples baseado no que tenho gostado ultimamente aqui: https://br.pinterest.com/matchavermelho/moodboard/. As imagens acima foram retiradas de lá.

Numa próxima etapa, vamos aplicar o que escolhemos nesse board, mas mesmo enquanto a gente monta esse tipo de seleção mais abstrata já da para ir tendo algumas ideias e revelando preferencias mais ou menos obvias. Eu descobri que gosto bastante de itens que refletem luz, por exemplo. Deixo o lembrete de que você sempre pode alterar ou criar novos boards quando quiser, a gente raramente permanece igual por muito tempo.

Se quiser outro método criativo de exploração de estilo, pode tentar esse de criação de zine! Dá um pouco mais de trabalho, mas também é divertido.

O que acha de usar esse tipo de ferramenta? Já havia tentado antes? Sinto que as pastas de sites como o Pinterest já servem um pouco a esse proposito, mas é interessante criar seleções com um pouco mais de intencionalidade e ver o que descobre. Conhecem algum outro método interessante? 

Até mais!
Share
Tweet
Pin
Share
No comentários
Newer Posts
Older Posts

About me

About me

KAI
Moda alternativa, arte e todo o resto

Categories

  • ART OVERVIEW
  • Arte
  • LIVROS
  • Moda
  • REVIEW
  • Tutorial

recent posts

Blog Archive

  • abril 2025 (1)
  • janeiro 2025 (2)
  • dezembro 2024 (3)
  • setembro 2018 (2)

Instagram

Pinterest

Seguidores

Created with by ThemeXpose | Distributed by Blogger Templates